1.10.07

Cá estou eu de volta depois de 2 semanitas um bocado ocupadas, peço por isso as minhas desculpas!

ESTOCOLMO

Estive uns dias na capital deste enorme país na companhia de 2 amigos que vieram de Portugal (David e Nuno)...e...apaixonei me...pela cidade claro! Ficamos alojados num Internacional Hostelling durante 3 noites e aproveitamos para conhecer a cidade. Ainda deu para apoiar o MAGICO BRAGA pelo meio! Que bom!

Espero que tenham algum tempo para ler tudo, pois é um pequeno retrato da cidade e dos momentos que aqui passamos…aqui fica a reportagem:

Para qualquer portugues como eu, +- baixo, moreno e latino, chegar a Estocolmo é como entrar num filme publicitário, desses cheios de supermodelos. Só no percurso da Central Station até a zona dos shoppings, são garantidas várias paixões à primeira vista por estas peles brancas e cabelos loiros, com um metro e oitenta e uns olhos azuis ou verdes muito engraçados! Claro que não superam as nossas lindas mulheres tugas, mas aqui são diferentes…


Mas nao serão bem estes os motivos que fazem de Estocolmo uma cidade digna de visita. Assim q me restabeleci de tantas emoções fortes, foi facil compreender pq razão merece tantos elogios e chega a ser comparada a Veneza ( http://www.record.pt/noticia.asp?id=758866&idCanal=127 como podem ver foi foi considerada a melhor cidade para se viver!!!)
No mapa, a cidade apresenta-se como um arquipelago de pequenas ilhas, o q normalmente implicaria trajectos de barco ou longos percursos ao encontro de pontes para a travessia. Nada disso! É mesmo simples "saltitar" de ilha em ilha e alcançar o bocadinho de terra que se avista do outro lado do canal.

Estocolmo tem mais de 750 anos de vida, uma história curta, em comparação com outras cidades europeias, é uma cidade que se destaca por uma arquitectura notável, lindíssima. A rede de transportes, por terra ou por água, distingue-se pela sua eficácia, como a exactidão dos horários, mas alguns procedimentos deixam muito a desejar (como por ex: pedir uma informação no metro e do outro lado responder um homem, que lê o seu jornal e nem uma simples troca de olhares tem para com o cliente, ou terem acabado os bilhetes de estudante e ter que esperar, enfim…pensava que estas coisas não aconteciam aqui!). Pontes para automóveis, pessoas e bicicletas, sem dúvida, o melhor meio de transporte para circular tanto aqui como em todo o país. A organização é também muito boa em quase tudo. Os espaços verdes, as zonas no cais repletas de bancos ou degraus que convidam a gozar um momento de relaxamento, ou tb nas esplanadas espalhadas por todo o lado.

O tempo frio é que chega a ser muito duro,mas só á noite porque de dia até se aguenta…tivemos a sorte de apanhar 3 dias de grande solinho, o que não é fácil…por isso como devem imaginar os suecos aproveitam todos os minutos para desfrutar de um ar, que aqui é respirável..

Locais de visita:

Skansen: Um museu ao ar livre na ilha de Djurgarden, Este parque é o primeiro do género em todo o mundo e foi inaugurado em 1891. Para aqui foram trazidas casas e edifícios de outros tempos. As árvores são características dos países nórdicos, assim como os animais que encontrámos num zoo que apresenta algumas limitações, devido ao tipo de clima desta região, suponho eu! Não existem leões, nem tigres, nem girafas, muito menos elefantes… apenas os ursos e os alces que são as "estrelas" cá do sítio…

Um parque que vale a visita desta ilha, famosa também pelos museus que aqui se encontram, mas que nós não tivemos nem tempo nem dispoibilidade para os visitar, por isso escolhemos pela sua historia oVasamuseet que alberga o real navio de guerra Vasa, "desenterrado" das profundezas onde esteve 300 anos e agora recuperado e itacto no museu.

Djurgärden é por isso,uma pequena maravilha no centro de Estocolmo.

City - Onde tudo se passa

Uma ponte de ferro traz-nos de volta a Blasieholmen, local de partida de várias embarcações destinadas ao sightseeing, com passeios pelos canais que invadem Estocolmo, claro que aproveitamos para passear durante uma hora e apreciar a bela paisagem…

Seguindo o percurso junto ao canal, encontramos o Grand Hote
l, o primeiro hotel de cinco estrelas que a Suécia inaugurou em 1874. Há mais de um século que hospeda, todos os anos, os vencedores do Prémio Nobel. A cerimónia de entrega da mais célebre de todas as homenagens, realiza-se na Camara de Estocolmo, um edifício visível de quase todos os pontos da cidade.

Três coroas douradas no cimo de uma torre com 106 metros de altura, que proporciona uma vista panorâmica sobre o canal. O centro de Estocolmo é, como não poderia deixar de ser, a zona de maior agitação. Aqui estão os restaurantes mais concorridos e é onde a animação nocturna se desenrola, com grande estilo se assim o desejar. A Ópera e outras grandes casas do espectáculo marcam aqui presença, para satisfazer um país de grande cultura. As melhores lojas distribuem-se por entre os parques e praças amplas e cuidadas, dignas de uma cidade que não se deixou ficar para trás.

Gamla Stan - Histórias de outros tempos

Mas Estocolmo conserva também orgulhosamente uma zona mais antiga, aqui consagrada numa ilha chamada Gamla Stan que quer mesmo dizer "cidade velha". Edifícios públicos, históricos, igrejas de influências várias numa mistura de estilos e arquitecturas.

E, porque estamos em terra de príncipes, destacamos o Palácio Real, uma das atracções mais célebres de Estocolmo. Duas imponentes fachadas delimitam um espaço majestoso repleto de bom gosto .

Toda esta ilha está carregada de carisma, ruas e ruelas antigas. Vale a pena descobrir todos os recantos, como Marten Trotzigs Gränd, a rua mais estreita da cidade, com apenas 90 centímetros de largura. Ou passear na zona comercial (Västerlanggatan), onde os negócios e os preços são bairristas e atraem uma multidão de pessoas.

Nota: faltam algumas fotos que devem tar a caminho!

Hammarby 2 Braga 1:

Pelo meio destas visitas todas, e como já estava planeado, lá fomos ver o Magico, que de mágico não teve nada nessa noite gelada, foi pena! mas espero e acredito que consigam passar claro , pois a equipa do hammarby é muito fraca, apesar de serem 90 minutos apoiados por uma grande claque, que me fez lembrar as grandes de Portugal, e com grandes musicas… foi bonito o espectáculo que apresentaram, os meus sinceros parabéns, não estava a espera de uma equipa que ocupa o 7º lugar no campeonato da Suécia, mas compreendo, pois este jogo era o mais importante da historia do clube, segundo eles!

Foi também muito bom voltar a estar com mais alguns tugas que vieram numa carrinha de 9 lugares desde braga para ver a bola,sim é verdade!!!…homens CORAJOSOS… mas que amam o clube e fazem loucuras destas como se fosse uma viagem de Braga até ao Porto!! Deu por isso para matar saudades, diminuindo a distancia que me separa de Portugal!


E assim nos despedimos de Estocolmo com nostalgia e uma vontade enorme de regressar um dia, com toda a certeza!


Agradecimentos:
Aos Red Boys pelo bilhete do jogo do Braga, aos Bracara Legion por me terem trazido uma mala de Portugal e também pela ajuda que nos deram! Aos alunos erasmus pela sua disponibilidade em me receber no futuro e claro aos tugas David e Nuno que me acompanharam neste passeio e que me proporcionaram belos momentos que jamais esquecerei! OBRIGADO!


Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei se a Rotas & Destinos iria gostar do plágio, mas o que conta é que sentiste o que eles relataram... ;D

http://www.rotas.xl.pt/0802/a04-00-00.shtml